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sexta-feira, 16 de junho de 2000

Tomb Raider

O diretor da marca Tomb Raider, Karl Stewart, deu uma entrevista ao Kotaku em que falou sobre o reposicionamento da franquia a partir do novo jogo.

"Nós olhamos a série e o que a fez declinar no passado, todas as coisas que não auxiliavam na história, e tiramos tudo isso. Não vamos mais nos preocupar com os pais dela, seu passado. O que importa é o agora", declarou sobre a personagem Lara Croft. Outros elementos removidos foram os fetichistas, como as proporções inumanas e as pistolas duplas.
"Não estamos criando uma personagem que tenha apelo apenas aos homens. Queremos criar algo mais profundo, alguém com altos e baixos, que não seja só sex appeal. Ela não pode mais ter peitões e usar shortinho. Essa é a antiga Lara. Fizemos mudanças substanciais". Até o rabo de cavalo teve que sair. O cabelo continua preso, mas agora pelos motivos diferentes - mais pela praticidade do que pela estética. "Tiramos essas coisas pelos mesmos motivos que em Cassino Royale James Bond não dá a mínima se seu Martini é mexido ou batido".
Indo ao encontro dessa recriação estão mudanças no marketing (nada de modelos reais para tirar fotos e visitar feiras e redações), o fim do suporte amplo a todas as plataformas e nada de multiplayer. O foco é no desenvolvimento de uma história e personagem fortes.

A personalidade da heroína também foi totalmente redesenhada. Sai o mulherão cheia de frases prontas e língua afiada, alguém capaz de derrubar 15 inimigos com suas pistolas duplas em segundos, e entra uma garota despreparada, vulnerável e assustada - alguém que enfrentará uma jornada pessoal de amadurecimento.

Ao final, alguns elementos clássicos do visual podem até voltar. "Nada a impede de usar duas armas, mas deve haver um significado para isso".

A Crystal Dynamics espera que desta forma se estabeleça um reinício para a série - e que esse recomeço nunca a mostra se transformando na mulher que conhecemos um dia.

Reposicionamento válido (a personagem merece manter-se atualizada e contemporânea) ou mera estratégia de mercado para manter o valor de uma marca ao invés de criar uma nova personagem? Comente abaixo.

O jogo, para PCs, PlayStation 3 e Xbox 360 será lançado apenas no terceiro trimestre de 2012

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