Para o produtor, “o sistema de batalha de FFXIII e FFXIII-2 tem elementos de ação e rapidez que são cruciais para nós, porém isso não significa que ficaremos na mesma rota para o próximo game ”.
Talvez os fãs da série possam ver Final Fantasy XV mudar completamente a mecânica de pelejas e tornar-se em RPG de ação.
Em outras notícias sobre a franquia, o diretor de arte de Final Fantasy XIII-2 comentou, em entrevista ao site 1Up, que o conceito artístico do game é o surrealismo, com uma paleta de cores mais escuras, para complementar um game de roteiro mais maduro. Veja novas telas do título na galeria ao lado. Elas trazem monstros, telas de habilidades no final da balha e ambientes.
A narrativa de Final Fantasy XIII-2 começa cinco anos após os eventos de Final Fantasy XIII, quando os sobreviventes tentam reconstruir o Gran Pulse, e a heroína Lightning está desaparecida. Sua irmã mais nova, Serah, acredita que a antiga protagonista ainda esteja viva, e parte em sua busca, juntamente com Noel.
Final Fantasy XIII-2, novamente dirigido por Motomu Toriyama, sairá para PlayStation 3 e Xbox 360.