O game também vai incorporar algumas características que se tornaram básicas para jogos de tiro de terceira pessoa: comandos e mecânicas para o jogador se proteger e a possibilidade de mirar por cima do ombro. Mesmo com essas mudanças Rob Nelson faz questão de reiterar “essas são algumas adições ao âmago do jogo, que continua essencialmente um atire-e-corra”.
Outro aspecto em que a Rockstar Games continua evoluindo, segundo Nelson, é a engineEuphoria: “Uma vez que Euphoria é um combo de comportamentos que você pode aprimorar, a experiência depende muito do quanto você se dedica a ele. Com Max nós nos dedicamos muito a isso, e em como a engine pode ser explorada.”
Outro assunto que Rob Nelson abordou, foi, claro, tiros: “Se, por alguma razão, você quiser ficar no chão atirando 360º, o que você vai ver é Max, quadro a quadro. Essa foi uma outra parte da física e das animações em que trabalhamos muito para parecer real”, promete.
O game, que utliza o engine RAGE de Red Dead Redemption, sairá para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs em março de 2012.