É Bilbo, acompanhado dos 13 anões e do mago Gandalf, que encontra a entrada para a caverna do troll, uma pedra gigante colocada no chão da floresta. Um set havia sido construído para a cena, mas o diretor Peter Jackson não gostou do resultado e decidiu usar uma locação natural para a boca da caverna. Um novo set deve ser construído em Wellington (Nova Zelândia) para as cenas de interior.
O anão Thorin também encontra sua espada, Orchrist, na caverna. Na cena, o ator Richard Armitage desfere golpes em uma criatura que será adicionada digitalmente depois. Kili (Aidan Turner) usa um arco e flecha e o resto do grupo possui diferentes armas, como os dois machados de Dwalin (Graham McTavish) e as lanças de Bifur (William Kircher). Existem ainda machados, clavas e até mesmo armas culinárias, como no caso do mais gordo dos anões, Bombur (Stephen Hunter). Devido à complexidade de gravar uma cena com um grupo de diferentes tamanhos foi preciso adicionar efeitos à locação. Nas cenas, no lugar de Ian McKellen foi usado um substituto mais alto para que os anões tenham a proporção correta. Com mais de dois metros, Paul Randall treinou com McKellen os movimento de Gandalf para que nas cenas onde só é possível ver barba, nariz e chapéu não seja possível notar qualquer diferença.
Peter Jackson dirige a partir do roteiro que ele escreveu com Fran Walsh, Philippa Boyense Guillermo del Toro. A primeira parte de O Hobbit, Uma Jornada Inesperada, estreia em dezembro de 2012 e a segunda, There and Back Again, em dezembro de 2013. Andy Serkis disse recentemente que o filme deve ganhar o seu primeiro trailer ainda este ano - e Elijah Wood confirmou a novidade ontem, dizendo que o vídeo deve chegar aos EUA antes de Tintim.