IconIconIconIconIconIcon

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cowboys and Aliens - CRÍTICA


Após o excelente e inesperado  resultado do primeiro Homem de Ferro, Jon Favreau despontou como diretor, mas quando o segundo episódio chegou aos cinemas, uma coisa ficou evidente: era Robert Downey Jr. quem carregava o projeto nas costas graças a sua atuação na pele de Tony Stark. Não que a direção deixasse de ter seus méritos, mas sem o ator, Homem de Ferro talvez não tivesse alcançado tamanho sucesso.

NOTA: 60
Cowboys and Aliens - TRAILER
 

Foi então que o cineasta decidiu abandonar a franquia para comandar o projeto intitulado Cowboys & Aliens, inspirado em uma HQ que nem havia sido lançada. Agora que a película faz sua estreia, Favreau comprova que está longe de ser um diretor tão inventivo quanto se pressupunha. 


No filme, acompanhamos a história de Jake Lonergan (Daniel Craig), que acorda ferido e sem memória no meio do deserto do Novo México. Assim que Lonergan alcança a cidade de Absolution, a vida de seus moradores muda drasticamente quando um ataque de alienígenas acontece e muitos são abduzidos. Com o auxílio de uma misteriosa mulher, Ella (Olivia Wilde), e de um rico fazendeiro local, Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford), o cowboy decide resgatar aqueles que foram capturados na esperança de lembrar seu passado.
Assim que o filme tem início, somos apresentados a Jake Lonergan, um personagem bruto e sem limites que é encarnado por Daniel Craig com a mesma vitalidade conferida ao seu James Bond. Na verdade, com exceção da poeira e do chapéu, em pouco podemos diferenciar o cowboy do agente secreto, já que o ator se resume a repetir o charme e a intensidade física aplicados ao seu outro papel. Assim, apesar de ser o centro do enredo, Lonergan jamais envolve o espectador, principalmente se levarmos em conta que a história que remonta de seus flashbacks é pouco inspirada e extremamente previsível. Já Harrison Ford, que tinha a grande chance de chamar a atenção para sua composição de Dolarhyde, pouco consegue ao ser sabotado pelo roteiro que lhe concede um personagem aborrecido, surgindo em cena sempre com a cara amarrada. Se levarmos em conta que muitas de suas cenas se passam no escuro, a coisa fica ainda pior. Ainda na esperança que a beleza de Olivia Wilde salvasse o trio principal, ficamos a ver navios, já que Ella é a persona mais despropositada de Cowboys & Aliens, chegando até a agir como um deus ex-machina em determinado ponto da projeção apenas para justificar a fluidez da história. Não que o roteiro escrito a cinco mãos deixe de tentar explicar quem é aquela mulher, mas isso nunca convence o público de fato, e pior, acrescenta uma pitada de fantasia a uma mistura que não necessitava de mais elementos. Em dado instante, achei que dragões, fadas e elfos surgiriam na tela.


O único que se sobressai é o sempre excelente Sam Rockwell, que prova sua versatilidade ao assumir um personagem covarde e franzino, mas que, infelizmente, é escanteado a simples coadjuvante. Mas se o script de Roberto Orci, Alex Kurtzman e companhia falha ao desenvolver seus personagens, recaindo em clichês, ao menos cresce quando tem que colocá-los frente a frente, fazendo com que os primeiros vinte minutos da sessão sejam os mais interessantes. A apresentação de Absolution e os pequenos dramas particulares gerados são eficientes, tornando o "Cowboys" do título infinitamente mais interessante que o "Aliens". A recriação da época é feita com primor pela figurinista Mary Zophres e pelos designers de produção Scott Chambliss e Russell Bobbitt, pois em nenhum momento desconfiamos estar em outro lugar que não o Velho Oeste.
Pena que a fotografia de Matthew Libatique, excelente em Cisne Negro, não seja tão bem conduzida, oscilando entre momentos bem pensados, como quando o rosto de Lonergan é encoberto assim que ele alcança Absolution, evidenciando sua personalidade obscura e seu deslocamento em relação aos habitantes, e outros que só atrapalham a experiência cinematográfica, como muitas cenas que se passam no escuro e revelam pouco das faces dos personagens que acompanharemos durante todo o filme. Com isso, o cinegrafista e seu diretor acabam afastando qualquer possibilidade de envolvimento que o espectador possa ter para com esses. Por outro lado, os flares - reflexos luminosos - aparecem organicamente na trama, ao contrário do que acontece na maior parte da filmografia de J.J. Abrams, vide o recente Super 8. Piscando rapidamente na tela, o recurso compõe de forma interessante as luzes usadas pelas naves extraterrestres, estabelecendo um contraponto com as cores mais ardentes do deserto que cerca Absolution. E mesmo a clássica cena do bar é bem explorada quando Libatique brinca com tons avermelhados, indicando não só o perigo iminente da situação como servindo de metáfora para o ambiente promíscuo, onde a bebida predomina e os caracteres se chocam.


Harry Gregson-Williams escapa, enfim, do círculo vicioso no qual havia se metido. Desde Cruzada, de Ridley Scott, o compositor parecia não querer se desprender de determinados acordes que se repetiam, por exemplo, em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian. Em Cowboys & Aliens, a música surge diferenciada e mais sutil, contudo não escapa dos percalços que outros aspectos técnicos da produção sofrem. Se em princípio parecia que teríamos uma trilha instrumental diferenciada, que mesclaria o ritmo do Velho Oeste com as batidas do rock, logo Gregson-Williams abandona a possibilidade e recai no lugar-comum. Assim, as chances de fugir do estereótipo culminam numa trilha apagada, demonstrando que quando não se entrega àquilo que sabe, Gregson-Williams apenas se perde.


Mas nem tudo cheira mal em Cowboys & Aliens. Apesar dos problemas latentes, há o que ser apreciado em tela, como por exemplo, os planos abertos que Favreau cria ao mostrar o deserto do Novo México. As paisagens são belas e os personagens, beneficiados pela maquiagem, incorporam com facilidade a vida naquela região inóspita. Repare como o enredo faz questão de retratar a ignorância da época, mesmo que de forma fabulesca, ao fazer com que um pastor informe que as naves batem com a descrição dos demônios da Bíblia. Enquanto isso, a boa edição de som permite que o público mergulhe nos sons discrepantes daquele universo que mescla o atraso da humanidade com a tecnologia dos extraterrestres. Numa cena que se passa em um navio, os ruídos da chuva e estalidos da estrutura ajudam a compor uma ambientação verossímil e uma situação tensa. Cowboys & Aliens ainda conta com as criaturas do espaço mais interessantes desse ano, diferentes daquelas mostradas em Super 8 e Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles, já que são seres mais funcionais e com uma personalidade bem delineada. Longe de alcançarem o posto de melhores extraterrestres do cinema, no mínimo soam poderosos e ameaçadores.
Assim, num típico aventurão para ser visto com pipoca e refrigerante, pelo menos podemos contar com um diretor que é honesto não só consigo mesmo como com seu público, já que nos entrega uma história objetiva que não pretende ser mais que isso, e tal característica se reflete em seu personagem principal que comumente opta por decisões ágeis e pouca enrolação. Contando com bons efeitos visuais e um ritmo de ação vibrante, mesmo que sem surpresas, Cowboys & Aliens consegue divertir sem deixar de ser apenas um filme mediano que comprova que nem sempre excelentes conceitos rendem boas histórias.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Clic+ Os Melhores Links, Os Leitores Mais Inteligentes Fake - O agregador de links mais Original da Net Tédio na Web! GeraLinks - Agregador de links Fudas Tedioso: Os melhores links Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs

counter easy hit